sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Reciclagem de lixo

A Reciclagem é fundamental para conservação do planeta
Diariamente produzimos toneladas de lixo que muitas vezes acabam poluindo os rios, solos e o ar.


A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa Re (repetir) + Cycle (ciclo).

Para compreender a reciclagem, é importante reciclar o conceito de lixo, deixando de enxergálo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico (lixo molhado/ lixo seco). Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem é a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como o aterramento.



Os crescentes problemas de poluição e escassez dos recursos naturais têm levado a humanidade a pensar sobre as formas de reaproveitar o lixo. Com esse pensamento foram criadas algumas alternativas para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, com a política dos 5 R's, que deve priorizar a reeducação do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem.


Os dois primeiros R's (reduzir e reutilizar) fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.


O terceiro R (reciclagem) é colocado em práticas pelas indústrias que substituem parte da matéria-prima por sucata (produtos já utilizados), seja de papel, vidro, plástico, metal, entre outros.


O quarto e o quinto R (respeito e responsabilidade) são atitudes políticas que visam à adoção de novos valores, baseados no respeito à natureza e a responsabilidade social, um dever de todos.


Para saber mais sobre a questão da reciclagem de lixo, o trabalho dos catadores de lixo, o que a Prefeitura de Fortaleza e a Semam (Secretaria do Meio Ambiente), realizam sobre essas e outras questões, entrevistamos a Educadora Ambiental da SEMAM, Delane Oliveira.


Que ações a Prefeitura de Fortaleza desenvolve sobre a reciclagem?

Delane - Na parte de educação ambiental trabalhamos com oficinas, palestras, trabalhos na parte da reciclagem com um programa que tem uma temática “Agenda Ambiental Administração pública – A3p”, que é um convite ao comprometimento pessoal, ao engajamento individual e coletivo e à disposição para transformação de hábitos, procedimentos e serviços rumo à sustentabilidade e ao convívio fraterno em um ambiente de trabalho de qualidade. No programa A3p coletamos o material que se usa, se utiliza, é produzido na instituição, e vamos direcionando para alguma associação, algum grupo de catadores que aderiram ao fórum e cidadania, então essas são algumas ações. Tem um trabalho que desenvolvemos com os catadores, é uma parceria que a Prefeitura de Fortaleza está desenvolvendo com eles em diversos aspectos, temos uma parceria e contatos com todas as regionais, sempre está surgindo demanda dentro da perspectiva não só do meio ambiente, mas principalmente da reciclagem que é uma temática que muito importante, então desenvolvemos esses e outros trabalhos.


Qual a importância da reciclagem de lixo?

Delane - É muito grande, principalmente por conta de estarmos desviando esse material dos aterros, porque segundo um artigo que li em um jornal, o aterro de Caucaia só vai agüentar até 2010, então até lá temos que já ir pensando numa forma de estar direcionando esse material para outro local. Na verdade não estamos solucionando o problema, estamos só transferindo.


Vocês realizam alguma campanha para conscientizar as pessoas da importância da reciclagem?

Delane - Sim, ultimamente fizemos uma campanha em junho, na semana do meio ambiente. Fizemos uma feira de artefatos, em que nos juntamos com os catadores de lixo, todas as associações de catadores de Fortaleza, trouxemos aqueles catadores que realmente reciclam esses materiais, ou seja, pega uma garrafa pet e faz um brinquedo, um jornal velho e desenvolve um quadro, uma pasta, então isso também é um incentivo que estamos dando a eles de estarem reciclando esse material.


Qual o papel da sociedade para ajudar o meio ambiente?

Delane - É começar a repensar seus atos. Ter mais responsabilidade referente ao consumo, estar utilizando a política dos R's, pegou um papel, usa o outro lado. As pessoas andam no carro e saem jogando latinha, papéis para fora do carro, já está na hora de termos consciência. Porque a cidade está aí, está sendo "entupida" por lixos que não tem mais onde colocar, mas a reciclagem de lixo eu não vou dizer que seja uma solução, ela é o caminho, já ajuda bastante de estarmos desviando esse material do aterro sanitário, isso já conta muito.


Fonte: Delane Oliveira. Educadora Ambiental.


Nenhum comentário: