sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Web 2.0

O que é web 2.0 (web colaborativa)
Uma espécie de segunda versão da internet povoada de sites de relacionamentos como o Orkut, e de compartilhamento de conteúdos como You Tube e Wikipédia, entre tantos provedores de blogs e fotologs espalhados pelo domínio da www.


Web 2.0 se refere à segunda geração de serviços disponíveis na internet que permite às pessoas colaborarem, compartilharem informações on-line e que o ambiente se torne mais dinâmico, onde recebe, transforma, publica. Um ciclo infinito de geração de informação com sites e serviços virtuais.


Com a evolução da web 2.0, os programas on-line estão cada vez melhores e indispensáveis. Editores de texto, comunicadores, organizadores e muitos outros programas estão disponíveis na web.

Com a web 2.0 vêm também novos modelos de negócio, novas formas de se fazer publicidade on-line (interatividade), de design (com foco maior na usabilidade), e de conteúdo (com participação do usuário).
Dentro desse universo, cresce o estímulo ao chamado jornalismo colaborativo. Um exemplo é o Overmundo, que é um site colaborativo, um coletivo virtual. Quem não conhece o "ouvinte repórter", que transmite informações sobre o trânsito pelo rádio, ou viu imagens de um cinegrafista amador na TV? Mas o desenvolvimento da web 2.0 e a queda de circulação dos jornais - que obriga as empresas a buscarem novas relações com o público - vêm fornecendo um terreno fértil para que ele floresça. Portais brasileiros como Yahoo, IG, Globo On-line, G1 e Terra têm canais para que os internautas enviem depoimentos, fotos e vídeos.

Nenhum comentário: