terça-feira, 25 de setembro de 2007

Jornalismo de Portal

Portal - uma ampla gama de serviços
Um ponto de partida e, preferencialmente o lugar de visita e estada do internauta toda vez que entrar na rede.


Os Portais surgiram a partir dos mecanismos de busca para facilitar o uso da internet. Os mecanismos de busca, espécie de páginas amarelas, criados com a função de localizar e classificar informações para facilitar o uso da Word Wide web, são os precursores dos portais. Eles apareceram nos primeiros anos da década de 90 a partir de 1994 -, nos Estados Unidos, sob nomes que logo se transformaram quase em sinônimos da www e mesmo de internet para muitos: Yahoo, Lycos e Excite.


No Brasil, a trajetória dos portais começa pelo mesmo caminho verificado nos EUA: com os mecanismos de busca. O Cadê, o primeiro nesta categoria a estrear na web em outubro de 1995, expandiu-se baseado no conceito original de portal (página inicial para a experiência das pessoas na www), mas logo precisou agregar serviços diferenciados para competir com os grandes portais que estavam se consolidando, como UOL e ZAZ, além dos norte-americanos que estavam chegando, como Altavista, MSN, Yahoo, todos com versões em português dos seus sítios ou em vias de lançá-las como estratégia de expansão, entre os anos 1998 e 1999.
Portal, a partir de então, torna-se um ponto de partida e, preferencialmente, deve ser o lugar de visita e de estada do internauta toda vez que ele "entrar" na rede.

Temos dois tipos de Portal:

O portal público é aquele denominado portal internet, portal web ou portal de consumidores - a exemplo do Yahoo!, Terra, Uol, Excite, MSN, MSN BRASIL, AOL - , pois provê ao consumidor uma única interface à imensa rede de servidores que compõem a internet.

Já o portal corporativo é aquele que congrega várias tecnologias, a exemplo de sistemas de inteligência de negócios, gestão de documentos, intranet com o propósito de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de um determinado contexto, auxiliando os usuários de sistemas informatizados corporativos (fornecedores, parceiros distribuidores, clientes e demais colaboradores) a encontrar informações que precisam para fazer frente aos concorrentes.

O formato portal ganha força no Brasil sobretudo pelo potencial para convergir grandes audiências e, com isso, visibilidade para o seu conteúdo e serviços, atraindo publicidade e gerando possibilidades para o comércio eletrônico. Em 1998, a palavra portal adquiriu status, tornando - de o modelo escolhido por dez entre dez empresas dos mais diversos setores para a sua presença digital.
Possivelmente os dois meios que reúnem mais pessoas simultaneamente são os portais de internet e as redes de televisão aberta.

Fonte: Jornalismo de portal: novo formato e categoria para o jornalismo digital.

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